segunda-feira, 4 de abril de 2011

Devolutiva - Prêmio Cultura Viva


São Paulo, 05 de abril de 2011

Prezado Luiz Carlos Sendro Junior
Responsável pela iniciativa:

CICAS - Centro Independente de Cultura Alternativa e Social,
inscrita sob o nº 51569

O Prêmio Cultura Viva é uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Em sua 3ª edição, o Prêmio buscou valorizar iniciativas desenvolvidas por gestores públicos, grupos informais, organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação.

A iniciativa CICAS - Centro Independente de Cultura Alternativa e Social foi classificada entre as 120 semifinalistas, de um total de 1.794 inscrições recebidas de todo o Brasil.

Reconhecemos o valor do trabalho desenvolvido pela iniciativa e parabenizamos todos os membros da equipe!

O processo de avaliação e seleção das iniciativas, dividido em quatro etapas, envolveu o trabalho de um grupo de 206 avaliadores de todas as regiões do país e foi norteado por seis eixos avaliativos:

- Criação de situações comunicativas com conteúdos culturais, com caráter de continuidade, nas áreas das Artes e/ou do Patrimônio Cultural;

- Ampliação da fluência comunicativa dos envolvidos na iniciativa;

- Criação de oportunidades para a produção colaborativa de conteúdos culturais;

- Ampliação do acesso aos meios de comunicação para produção, registro e divulgação de conteúdos culturais;

- Formação para apropriação das técnicas e linguagens dos meios de comunicação;

- Uso inovador das linguagens artísticas em situações comunicativas.

Com o objetivo de colaborar com as reflexões internas e o fortalecimento da iniciativa, destacamos a seguir alguns aspectos observados durante o processo de avaliação.

A iniciativa CICAS - Centro Independente de Cultura Alternativa e Social participou da 3ª edição do Prêmio Cultura Viva na categoria Grupo Informal, que teve um total de 615 inscritos.

O CICAS é um espaço de cultura e convívio comunitário que busca criar opções de entretenimento, formação e troca de informações para moradores do bairro Jardim Julieta, fruto da recuperação de um antigo centro comunitário abandonado. A estrutura inclui biblioteca, estúdio de gravação, cineclube, oficinas de circo, música, desenho e literatura. A iniciativa promove festivais, debates e saraus e elabora jornais e fanzines.

Em relação ao tema adotado pela 3ª edição do Prêmio Cultura Viva, a iniciativa possui um importante papel no sentido de valorizar os saberes e produções culturais locais; ampliar o acesso para a comunidade às linguagens e técnicas dos meios de comunicação; criar oportunidades de produção colaborativa de conteúdos culturais, promover espaços de diálogo, troca de saberes e intercâmbio entre artistas e realizar a formação em diversas linguagens das artes e da comunicação.

No processo de análise e seleção da 3ª edição do Prêmio Cultura Viva, a iniciativa CICAS – Centro Independente de Cultura Alternativa e Social contemplou muitos dos critérios definidos pelos eixos avaliativos mencionados acima. No entanto, na etapa de seleção das finalistas, ao analisar-se o conjunto das iniciativas semifinalistas na categoria Grupo Informal, foram selecionadas aquelas que atenderam de modo mais próximo os eixos avaliativos estabelecidos.

Mais uma vez gostaríamos de parabenizar e reafirmar a importância desta iniciativa no contexto da diversidade cultural brasileira.

Com esta devolutiva esperamos contribuir com o processo de reflexão da equipe.

Desejamos sucesso à iniciativa.

Atenciosamente,
Equipe de Coordenação Técnica
3ª edição do Prêmio Cultura Viva

Um comentário:

EuCor Reprime Brasil disse...

eita porra! tamu...
bala! juca-bala!